Plantas medicinais Camu Camu

Plantas medicinais

plantas-medicina

PLANTAS MEDICINAS COMPROVADO NO TRATAMENTO DE DIVERSOS TIPO DE DOENÇAS

Cordão de Frade – O que é, Benefícios e Como Usar
Camu Camu, fonte de vitamina C

Cordão de Frade – O que é, Benefícios e Como Usar
Cordão de Frade – O que é, Benefícios e Como Usar esta erva medicinal. Além disso, o Cordão de Frade é bastante utilizado para combater e prevenir diversas condições de saúde. Conhecida mundialmente como Leonotis nepetifolia, o Cordão de Frade é uma planta tropical da família da menta (Lamiaceae) que tem origem na África tropical e Índia meridional.

Embora possa ser encontrada também em certas regiões subtropicais da Ásia, África e América. No Brasil ela ocorre em quase todas as regiões, com exceção do Sul, por ser muito frio e a planta não se adaptar e tais condições. O Cordão de Frade é muito utilizado em certos casos de doenças nas vias respiratórias.

O Cordão de Frade ainda tem outros usos além do medicinal, como na culinária, pois as folhas podem ser usadas em saladas. Outro uso da planta é para tratar crianças que têm pouca tolerância a certos fatos da vida e estão sempre muito frustradas.

Adultos que têm problemas psicológicos ligados a suas capacidades profissionais e pessoais também podem fazer uso dessa planta, pois ela tem propriedades calmantes e que dão certa coragem.

Um uso pouco indicado do Cordão de Frade é como fumo, pois devido as suas propriedades psicoativas a planta pode ser um pouco perigosa, tendo até mesmo seus efeitos comparados ao da maconha.

Pode ser usado ainda para tratar fraqueza, reumatismo, gases, cistite, ácido úrico, febre, dores no abdômen, problemas no estômago, espasmos, nevralgia e malária. Confira também os Benefícios do Cordão de Frade Para Saúde:

Benefícios do Cordão de Frade Para Saúde:
Essa planta é considerada a erva da frustração e pode ser aplicada tanto em crianças como em adultos, pois age como uma erva fitoterápica, deixando a pessoa calma e serena diante de situações estressantes.
Esta planta é ótima para quem sofre de problemas nos rins;
Ela ajuda a aliviar os gases e é recomendada para dores abdominais;
Ajuda a aliviar a circulação do sangue e desincha o pé depois de um longo dia.
A erva também ajuda a combater as seguintes condições de saúde:

Asma
Bronquite
Tosse
Catarro
Cólicas
Fraqueza
Reumatismo
Cistite
Gases
Dores abdominais
Nevralgias
Febre
Malária
Além de todos os seus benefícios medicinais, a planta pode ser usada também como um condimento na cozinha. Suas folhas podem ser usadas tanto em saladas como em molhos.

Como Fazer o Chá de Cordão de Frade:
INGREDIENTES:

2 colheres (de sopa) das folhas trituradas
1 litro de água
MODO DE PREPARO:

Coloque os dois ingredientes em um recipiente e leve ao fogo.
Quando a mistura começar a ferver, desligue o fogo e tampe, deixando a infusão descansar por algo em torno de dez minutos.
Depois desse período, basta coar e consumir. A dose indicada é entre duas e três xícaras ao dia.
O chá não precisa ser adoçado, pois as folhas são bastante saborosas. Se preferir adoçar, evite o açúcar normal, já que ele corta os benefícios do chá. Opte pelo mel ou pelo açúcar mascavo.
Não é recomendado o uso da folha como fumo, pois usada dessa forma pode provocar uma ação psicoativa que pode ser comparada inclusive com o efeito da maconha. Antes de começar a fazer uso dessa planta medicinal, consulte um médico

FONTE: Cura Natural

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/dbjcK5lcG_k?controls=0″ frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen></iframe>

A cura pelas plantas podem estar no seu quintal,saiba a importância que elas tem

FONTE: Cura Natural

Conhecido como “O ouro da Amazônia”, o Camu-camu é uma fruta pequena, que cresce em áreas alagadas, na beira de rios e lagos da região. Possui três vezes mais vitamina C que a acerola, 20 vezes mais que a laranja, 30 vezes mais que o limão e, na forma de pó, é eficaz na redução de açúcar e gordura no sangue em adultos sadios. Mesmo sendo originário do Brasil, seu consumo no país é muito pouco, no entanto, a fruta também é encontrada no Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela.

Composição

O Camu-camu é rico em fibras solúveis e insolúveis, ótima pedida para quem sofre com intestino preso. Também é fonte de potássio e tem baixo teor de sódio, rico em antocianina, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, por isso estabiliza o nível de açúcar no sangue. Além disso, auxilia o sistema imunológico ao retardar o envelhecimento, inibindo os radicais livres que danificam as células sadias do corpo.

Seus frutos são globosos, com coloração vermelho-escura passando ao roxo-escuro ao final da maturação, possuem uma polpa ácida com dois a três pequenas sementes por fruto. E, por ser azeda ao extremo, somente é consumida na forma de sorvete, geleia e compota, devido a isso, sua produção no Brasil ainda é baixa.

Para ter uma noção, um único fruto do camu-camu que pesa entre 6g e 10g, contém cerca de 180mg de vitamina C, o dobro da necessidade diária de um adulto. O Camu-camu ainda possui os seguintes princípios ativos: proteínas, fibras, minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro), vitaminas, tiamina, riboflavina, niacina e, como já dito acima, a vitamina C (ácido ascórbico).

Segundo pesquisas, a ingestão diária de 1 grama de camu-camu liofilizado em pó e em jejum, em até duas horas, elimina os sintomas de ansiedade, alterações de humor e depressão.

Benefícios do uso diário do Camu-Camu

– Fortalece o sistema imunológico;

– Promove a vitalidade das pessoas com deficiências orgânicas;

– Fortalece o sistema nervoso, aumentando a libido no homem;

– Sustenta a formação de células brancas do sangue, combatendo algumas espécies de câncer;

– Promove a eliminação de toxinas do corpo, em especial, do fígado;

– Estimula o sistema cardíaco, circulatório;

– Evita o stress que leva à depressão;

– Auxilia no tratamento de câncer de mama;

– Aumenta a resistência do corpo, combatendo a gripe e pneumonia, principalmente em crianças e pessoas de terceira idade;

– Auxilia no tratamento de prostatite e câncer de próstata.

Fonte: Suplementos Brasil

Radio Web Deus é FielAcesse