A beldroega planta medicinal

A beldroega planta medicinal

A beldroega planta medicinal

PLANTAS MEDICINAS COMPROVADO NO TRATAMENTO DE DIVERSOS TIPO DE DOENÇAS

A beldroega (Portulaca oleracea) é uma planta medicinal também conhecida como caaponga, língua-de-gato, onze-horas, portulaca-comum, portulaca-selvagem, purslane (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Portulaceae.

Devido à alta quantidade de mucilagens em sua composição, a beldroega possui propriedade depurativa e auxilia na purificação do sangue, combate infecções e cálculos renais. Usada de maneira interna ou externa (em forma de chá ou emplastros), possui propriedades calmantes úteis no alívio de inflamações e dores. Suas funções diuréticas auxiliam no bom funcionamento dos rins, evitando a formação de cálculos e eliminando toxinas do organismo. É um potente analgésico para dores de cabeça, dores musculares e no estômago.

A beldroega também trata problemas hepáticos e gástricos, além de ser ótima para casos de hemorroidas. Útil para condições de pele, auxiliando na desinfecção de feridas, acnes e picadas de insetos. Possui alta quantidade ômega 3 na sua composição, conhecido por auxiliar na redução do risco de acidentes vasculares cerebrais e de doenças coronárias, além de melhorar as funções do cérebro. A beldroega é um superalimento, vez que além de ser o vegetal com maior quantidade de ômega 3 disponível na natureza, possui um grande número de vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.

Como consumir a beldroega?

Existem várias maneiras de conseguir aproveitar todos os benefícios da beldroega:

  • Sumo: a água de portulaca pode ser consumida de forma simples, adicionando folhas da planta na quantidade desejada em um recipiente com água e batendo tudo no liquidificador. Outras frutas ou verduras podem ser adicionadas na mistura. Deve-se consumir pequenas porções durante o dia
  • Cataplasmas: o sumo da beldroega deve ser untado em algum pano e aplicado diretamente na região afetada (no caso de hemorroidas, condições de pele e outros tratamentos tópicos).
  • Culinária: é usada em saladas, conservas e sopas. É um substituto do quiabo em receitas. É usada na arte culinária crioula e na salada meio-oriental, o fattoush. Pode ser consumida individualmente refogada no vapor ou salteada.

Contraindicações e efeitos colaterais da beldroega

Até mesmo um super alimento pode possuir contraindicações. O vegetal possui ácido oxálico, que em excesso pode causar problemas gastrointestinais e inflamações nos rins, responsáveis pelo surgimento de cálculos.

 

A beldroega planta medicinal

Fonte: Medicina natural

Caderno de receita em arquivos pdf

Tanchagem e melão caetano

Radio Web Deus é FielAcesse