Amazonas é o local com a maior taxa de incidência da doença covid no Brasil

 

Amazonas é o local com a maior taxa de incidência da doença covid no Brasil

Amazonas é o local com a maior taxa de incidência da doença covid no Brasil. A secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, disse nesta quarta-feira (dia 22) que o sistema de saúde do estado está operando em sua capacidade máxima devido à Covid-19. De fato Amazonas é o local com a maior taxa de incidência da doença covid no Brasil: 521 infectados por grupo de 1 milhão de habitantes. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, o estado tem 2.479 casos confirmados e 207 mortes. A taxa de letalidade é de 8,4%, enquanto a média nacional fica em 6,4%.

Assim os dados mais recentes da Secretaria de Saúde do Amazonas mostram que a ocupação dos leitos de UTI destinados a doentes com Covid-19 chegou a 96,35%. Na terça-feira, essa taxa era de 91%. Mas, atualmente, dos 164 disponíveis, 158 estão ocupados. Mas, em relação aos leitos de enfermaria disponíveis para infectados pelo coronavírus, a taxa de ocupação subiu de 75% terça-feira para 88% ontem. Dos 435 leitos desse tipo, 386 estão ocupados.

A secretária disse que pediu a construção de mais um hospital de campanha (o primeiro foi construído pela prefeitura). Segundo Simone, a unidade deveria ter capacidade para pelo menos 400 leitos:

Sinalizamos também que a necessidade é não só de estrutura, mas de insumos, equipe e equipamentos.

Ainda ontem, a secretária de Vigilância em Saúde, Rosemary Pinto, afirmou que há casos em que doentes estão morrendo em casa:

Muitas vezes, o paciente é de risco, o quadro agrava e não tem tempo de chegar ao hospital. Temos tido muitos registros de óbitos domiciliares. Com isso, o número de óbitos nos registros de cartórios tem aumentado bastante.

Assim a situação no Amazonas é considerada crítica por autoridades no Palácio do Planalto. Integrantes do comitê de crise já mantiveram conversas com o governador do estado, Wilson Lima. Nas últimas semanas, o governo federal enviou respiradores para o estado.

Já no Ceará, após registrar a lotação máxima das UTIs reservadas a pacientes com o coronavírus, o governo do estado conseguiu, com a criação de novos leitos, reduzir esse índice para 75%.

Vim para trazer uma vida melhor para as pessoas do Brasil
Receita arquivos em vídeo

Portal evangélico de noticias

Ministério da Saúde

Portal de Noticias

Portal evangélico de Noticias. As melhores noticias do Brasil e do mundo em tempo real. Musicas, eventos, esportes, diversão, ciências, medicina, saúde e tudo isso e muito mais pra você ficar informado dos acontecimentos.

Deixe uma resposta