Caspa no cabelo masculino

Caspa no cabelo masculino

CASPA NO CABELO MASCULINO: ENTENDA O QUE CAUSA O PROBLEMA E SAIBA COMO TRATAR

Quando o assunto é cabelo masculino, uma das principais reclamações é a caspa! Os floquinhos brancos são tão comuns que afetam 40% da população mundial, especialmente os homens. Geralmente, o sintoma vem acompanhado de coceira e bastante incômodo. Para acabar com a caspa de vez, é importante entender os fatores que a causam e saber quais os cuidados mais adequados. Confira!

CASPA É CAUSADA POR FUNGOS E RENOVAÇÃO CELULAR DISFUNCIONAL
Se você sofre com os floquinhos brancos no cabelo, provavelmente já se questionou o que pode estar causando o problema! Embora ele possa ter inúmeras razões, a mais comum é a renovação celular superacelerada. O desenvolvimento de novas células e descarte das antigas é normal, no entanto, quem sofre com o problema pode visualizar as placas de células mortas sobre o cabelo devido à velocidade do fenômeno. O fungo da caspa logo se instala, uma vez que se alimenta dessas escamas e também de oleosidade, levando à irritação, coceira e até sensibilidade no couro cabeludo, especialmente em regiões de grande produção sebácea.

No entanto, quem tem o couro cabeludo muito seco ou faz químicas frequentes também pode visualizar floquinhos brancos de vez em quando – no entanto, trata-se apenas de uma descamação normal e não da clássica caspa, também chamada de dermatite seborreica.

PORQUE OS HOMENS TÊM MAIS TENDÊNCIA A TER CASPA NO CABELO?
Embora as mulheres não estejam livres deste problema, a caspa comprovadamente atinge mais os homens. Isso acontece porque a atividade das glândulas sebáceas é mais ativa no organismo masculino, além da produção de suor mais acelerada – fatores que fazem o fungo da caspa proliferar. Outro motivo para que a dermatite seborreica apareça mais nos homens é o uso constante de chapéus e bonés, que aumentam ainda mais a oleosidade e transpiração no couro cabeludo.

OLEOSIDADE E CASPA PODEM ESTAR RELACIONADOS
Além da caspa, a oleosidade excessiva é outra das grandes queixas dos homens quando o assunto é cabelo. Mas você sabia que os dois problemas andam de mãos dadas? O fungo da caspa se alimenta de óleo, por isso, quanto mais oleoso for o seu couro cabeludo, mais propensão à caspa você terá. Assim é essencial remover a oleosidade diariamente, para evitar a proliferação dos fungos.

CONFIRA OS PRINCIPAIS CUIDADOS PARA ACABAR COM O PROBLEMA DA CASPA
Para manter a caspa sob controle, confira alguns cuidados essenciais:

– Invista numa linha de shampoo e condicionador anticaspa de limpeza profunda, de preferência enriquecida com algum agente hidratante, para evitar o ressecamento dos fios.

– Lave os fios todos os dias;

– Evite usar água muito quente para lavar o cabelo: isso pode provocar a produção de mais oleosidade;

– Ao usar um condicionador (essencial para a saúde dos seus fios), procure aplicar o produto apenas nas pontas, já que, em contato com o couro cabeludo, ele pode criar mais oleosidade.

– Pelo mesmo motivo, evite usar qualquer produto de styling muito perto do couro cabeludo, para evitar entupir os poros.

 

É possível sobreviver ao câncer depois de ser enviado para casa para morrer?

Portal de Noticias

Portal evangélico de Noticias. As melhores noticias do Brasil e do mundo em tempo real. Musicas, eventos, esportes, diversão, ciências, medicina, saúde e tudo isso e muito mais pra você ficar informado dos acontecimentos.

Deixe uma resposta