Dois milhões de muçulmanos

Dois milhões de muçulmanos começam peregrinação a Meca

Dois milhões de muçulmanos começam peregrinação a Meca Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/dois-milhoes-de-muculmanos-comecam-peregrinacao-meca-22992644#ixzz5SMMeenLJ stest

Sob um sol forte, mais de dois milhões de muçulmanos começaram neste domingo a peregrinação anual a Meca, em uma Arábia Saudita em plena transformação. A concentração de multidões representa um desafio logístico para as autoridades.
O “hach” (peregrinação) é um dos cinco pilares do Islã de cumprimento obrigatório para todos os muçulmanos ao menos uma vez na vida, sempre que disponham de meios para fazê-lo.

– Vir aqui é o sonho de todo o muçulmano – declarou Soliman Ben Mohri, um comerciante de 53 anos que mora na França. – A última viagem.

O fervor é tanto que alguns peregrinos acabam esquecendo dos 40ºC. “Oh Alá, aqui estou diante de ti”, repetem grupos de fiéis, pedindo clemência a Deus.

Os peregrinos chegam a Meca, na parte oeste do reino, saídos de todo mundo, especialmente de Egito, Índia, Paquistão, Bangladesh e Sudão, detalham as autoridades, segundo as quais já são mais de dois milhões, em sua maioria estrangeiros.

Neste domingo, os fiéis vão a um vale de Mina, onde pernoitarão antes de se dirigirem para o Monte Arafat, momento culminante da peregrinação.

Foi nesse momento onde, segundo a tradição islâmica, o profeta Maomé pronunciou seu último sermão. Neste local, os peregrinos passam o dia rezando e pedindo clemência a Alá.

 

Radio Web Deus é FielAcesse