Filme conta a história do filósofo curitibano

Filme conta a história do filósofo curitibano que desafiou a lógica clássica e mudou a ciência atual


O filósofo, antes de tudo, é um rebelde. Aos 90 anos, Newton da Costa, cientista e matemático nascido em Curitiba, é o exemplo extremo dessa premissa. Quem não conhece sua obra, pensamento e trajetória poderá fazê-lo, a partir desta quinta-feira (31), assistindo ao documentário “Espírito de Contradição”, com sessão no Cine Passeio, às 16h30.

O filme, dirigido pelo cineasta Fernando Severo, aborda a vida e a obra daquele que atualmente é o pensador brasileiro mais reconhecido e influente no exterior.

O professor Newton da Costa estará presente na sessão de estreia e participa de um debate com o público após a sessão.


filme fica em cartaz no Cine Passeio sempre às 16h30, com a promoção de meia-entrada para todas as faixas de público em todas as sessões.

O mérito do professor Newton foi duvidar do preceito número um da lógica clássica. Ele criou um movimento internacional na filosofia de grande aplicabilidade contemporânea”, explica Severo.

O diretor se refere à teoria da Lógica Paraconsistente, conceito criado em 1963, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná, e que rompeu com toda a tradição aristotélica da filosofia.

Em linhas rápidas, a lógica é o estudo dos processos pelos quais sentenças ou proposições podem ser deduzidas de outras. Na lógica clássica, é impossível que uma premissa qualquer e sua negação sejam verdadeiras ao mesmo tempo.

Na teoria, o professor Newton deduziu há mais de 50 que em sistemas complexos isso é, sim, possível. Hoje em dia, seu conceito tem grande uso na robótica e no diagnóstico médico.

Se tudo isso parece ao mesmo tempo e interessante e complicado, o ideal é deixar o próprio professor explicar.

Segundo o diretor, o filme é uma espécie de aula magna. “Ele é carismático e tem a tarimba de anos de cátedra. Uma habilidade para explicar de um jeito simples e bem humorado coisas complexas”, disse o diretor.

Biografia
O matemático e filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa nasceu em Curitiba em setembro de 1929. Graduou-se em Engenharia e Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde lecionou por 14 anos, até se transferir para a Universidade de São Paulo (USP).

Ao longo de sua carreira, teve passagens pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de várias instituições pelo mundo, como as universidades de Buenos Aires, da Califórnia, de Paris, de Varsóvia e da Austrália.

Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Lógica em 1979 e o primeiro brasileiro a integrar o Instituto Internacional de Filosofia, sediado em Paris. Ganhou a medalha Nicolau Copérnico.

 

 

Professor dá dinheiro a alunos que ajudam colegas e se esforçam nas tarefas

Universo dos sabores-só receitas

Portal de Noticias

Portal evangélico de Noticias. As melhores noticias do Brasil e do mundo em tempo real. Musicas, eventos, esportes, diversão, ciências, medicina, saúde e tudo isso e muito mais pra você ficar informado dos acontecimentos.

Deixe uma resposta

Radio Web Deus é FielAcesse