Goiaba Paluma é uma goiaba clonada, de tamanho grande que podem chegar a pesar mais de 800 gramas

Goiaba Paluma é uma goiaba clonada, de tamanho grande que podem chegar a pesar mais de 800 gramas, a casca é grossa (o que ajuda a não bichar), se adapta a todos os climas do Brasil, desde o Norte ao Sul.

A polpa é vermelha, abundante e doce, motivo pelo qual é a variedade mais plantada para a produção de doces e sucos, e consumo in natura.

A Goiaba Paluma é utilizada em diferentes produtos, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces. Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

O Brasil é o maior produtor mundial de goiabas vermelhas, são produzidas frutas para a indústria e para consumo in natura,

O consumo de Goiabas além de muito saboroso e muito saudável.

 

Gaiaba gigante que pesa 600 a 1,200 e pode chegar as 3kg

Gaiaba gigante que pesa 600 a 1,200 e pode chegar as 3kg

Esta goiabeira é especial principalmente por conta dos frutos que são mesmo gigantes, podendo pesar em média de 600 a 1200g (embora haja frutos que possam chegar aos 3kg)!

Os produtores de goiaba brasileiros têm adquiro essa cultivar devido a sua alta procura comercial, já que a excelente qualidade e o tempo de conservação natural dos frutos faz com que tenham muita saída como fruta fresca de mesa, atrativa pela polpa suavemente vermelha de sabor doce muito agradável e saborosa, com pouquissimas sementes. Além disso o tamanho dos frutos permite alta rentabilidade nos processamentos industriais.

Podendo produzir mais de 50 t/ha/ano, a vigorosa árvore deve ser conduzida com podas de formação, tração, limpeza e produção, a fim de facilitar o manejo e a colheita. Deve-se ralear as frutificações, deixando apenas 1 ou 2 frutas por galho para que fiquem maiores. Também é necessário sustentar com escoras ou podas os galhos em produção, deixando-os bem curtos, para que não quebrem devido ao peso dos frutos.

Recomendamos 1 ou 2 pulverizações para afastar insetos indesejados. Na maturação pode-se fazer a proteção dos frutos com saquinhos de TNT, que são respiráveis, anti-UV, antimofo, antiestáticos, laváveis e reutilizáveis, protegendo contra insetos, lagartas, morcegos e pássaros, além de evitar que os frutos sofram agressões externas como granizos, frio, geada, excesso de sol, poluição e poeira.

 

A goiaba maçã é uma fruta nativa na Índia

A goiaba maçã é uma fruta nativa na Índia

Na Índia, de onde é nativa, a goiaba maçã é muito popular e a mais consumida devido ao excelente sabor, que além de ser muito doce tem textura crocante e pouca semente.

No Brasil é ainda muito rara, no entanto apresenta uma série de qualidades que a tornam uma bela opção de cultivo em nossas regiões. É uma variedade de goiabeira muito resistente às doenças comuns que atacam as outras goiabas, tem boa adaptação a uma série de climas, pode ser cultivada em vasos e através das podas produz bastante frutos em várias épocas do ano (porque os frutos começam a surgir 7 meses após cada poda).

Além disso as crianças adoram, motivo pelo qual são ótimas árvores para pomar doméstico!

 

Goiaba tailandesa gigante

Goiaba tailandesa gigante

Nome científico: Psidium guajava

Embora não se conheça a origem dessa variedade, a diferença dessa para as demais é mesmo a cor roxa muito intensa tanto nas folhas quanto nas flores e na polpa doce com poucas sementes.

É ainda muito rara, mas não apresenta dificuldades de cultivo desde que em clima quente e úmido (não tolera frio muito intenso). Bastante rústica, vai descamando o tronco de maneira a deixá-lo muito liso, bonito e fácil de subir. Através das podas, é possível deixá-la numa altura que favoreça a colheita.

Essa variedade tem rápido crescimento e pode ser cultivada em grandes vasos.

 

Feijoa, Goiaba-Serrana

Conhecida popurlamente por Feijoa, Goiaba-Serrana

 

Feijoa, Goiaba-Serrana  Conhecida popurlamente por Feijoa, Goiaba-Serrana

Nome científico: Acca sellowiana

Conhecida popurlamente por Feijoa, Goiaba-Serrana, Goiaba do Campo ou Goiaba-Ananás. É um arbusto ou árvore de pequena dimensão, originário das terras altas do sul do Brasil, leste do Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.

O fruto amadurece no outono e é de coloração verde, com o tamanho de um ovo de galinha e de forma elipsoide. Tem um sabor agradável, aromático e doce. O fruto cai da árvore quando maduro, mas pode ser colhido antes, de modo a não ficar danificado. As pétalas das flores, no final do seu ciclo, também são comestíveis possuindo um sabor suavemente adocicado e agradavelmente perfumado.

O botânico alemão Otto Karl Berg nomeou o gênero em honra do naturalista luso-brasileiro João da Silva Feijó (1760-1824). Durante o período em que viveu no Ceará, Feijó foi encarregado pela coroa portuguesa de mandar exemplares da flora nordestina para o Real Jardim Botânico da Prússia, o que, mais tarde, ocasionaria a homenagem.

A feijoa é uma planta de ambientes quentes-temperados a subtropicais, desenvolvendo-se também nos trópicos, requerendo, contudo, alguns dias de baixas temperaturas para poder frutificar.

O processo de domesticação da goiabeira serrana no Brasil iniciou-se em 1986 por iniciativa do pesquisador Jean-Pierre Ducroquet, da Empasc. Ducroquet conta que seu interesse pela goiabeira serrana começou depois que o professor R. H. Sharpe, da University of Florida, visitou o Brasil e comentou que a goiabeira serrana, nativa do Brasil, estava sendo cultivada em várias partes do mundo inclusive nos Estados Unidos.

Depois de averiguar sobre a fruta nativa, Ducroquet decidiu iniciar uma coleção com os melhores exemplares nativos da região e com alguns acessos melhorados de outros países. Naquela época, através de um concurso regional, adquiriu 10 amostras de frutos das 150 melhores goiabeiras serranas da região. A grande diversidade de acessos foi a base para o trabalho de melhoramento genético que se iniciou no município de Videira (SC) e foi depois transferido para o município de São Joaquim, no planalto serrano catarinense, onde as condições climáticas são mais favoráveis ao desenvolvimento da espécie.

 

 

Goiaba Paluma é uma goiaba clonada, de tamanho grande que podem chegar a pesar mais de 800 gramas

 

Pesquisadores voluntários participam do censo de aves

Universo dos sabores-só receitas

Portal de Noticias

Portal evangélico de Noticias. As melhores noticias do Brasil e do mundo em tempo real. Musicas, eventos, esportes, diversão, ciências, medicina, saúde e tudo isso e muito mais pra você ficar informado dos acontecimentos.

Deixe uma resposta

Radio Web Deus é FielAcesse