Instituto irá construir dez poços de água

Instituto irá construir dez poços de água no Sertão

Instituto Água Viva

Instituto irá construir dez poços de água no Sertão

A água é a base de sobrevivência e do desenvolvimento de um povo. Por isso, o Instituto Água Viva se dedica em apoiar famílias sertanejas a resgatar a dignidade humana por meio do acesso à água potável.

O Instituto Água Viva (IAV) está focado na construção de 10 poços de água em dez localidade do Sertão do Nordeste brasileiro nos próximos dez meses, ou seja, um por mês. Cada poço custa em média 20 mil reais.

Os poços artesianos serão construídos por uma empresa especializada da região em terreno doado pela comunidade ou comprado pelo IAV. A cada construção, será feito o lançamento e inserido no portal do Instituto para que todos possam acompanhar e celebrar as conquistas.

COMO AJUDAR

A campanha estará no ar pelos próximos quatro meses, no site: http://www.institutoaguaviva.org.br/e será viabilizada por meio de ‘vaquinha online’.

Toda doação será feita via sistema bancário seguro, uma única vez, com o valor a partir de R$30,00. O equivalente a 1,00 real/dia pode ajudar a matar a sede de milhares de pessoas que não tem a mesma oportunidade que nós de morar na cidade grande e ter água à disposição.

REALIDADE

O Sertão do Nordeste possui os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil e vive a pior crise hídrica dos últimos 30 anos. A água consumida em grande parte das comunidades rurais é da chuva, e muitas famílias andam até 2 km para buscar água em pequenos reservatórios onde animais também se banham. Em algumas regiões a perfuração para encontrar água chega a 100m de profundidade e a água é imprópria para beber, ou seja, é salobra, necessitando de um dessalinizador.

Enquanto a população da cidade vive em média com 167 litros/dia de consumo de água potável, o sertanejo do semiárido vive com pouco menos de 3 litros/mês. Na cidade, o banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Isso em apenas um banho diário. No Sertão, em muitas comunidades, não é possível tomar banho por dias. A água é usada para necessidades mais elementar, como beber e cozinhar.

A MISSÃO DO INSTITUTO ÁGUA VIVA É SER UMA ESPERANÇA EM MEIO A TANTAS DESESPERANÇAS

A INSTITUIÇÃO

O Instituto Água Viva é uma organização sem fins lucrativos criada 2015. Atua no Sertão do Nordeste, sobretudo nos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco onde se observa um dos piores IDH do País, com renda per capta abaixo de ½ salário mínimo.

Em 2017, cerca de 11 mil pessoas foram atendidas com mais de 18 mil procedimentos médicos e odontológicos, em 360 comunidades rurais. Muitos desses Sertanejos nunca tiveram a oportunidade de um atendimento médico. Além de construção de poços artesianos, doações de alimentos, kit escolar e higiênico; brinquedos e roupas.

Radio Web Deus é FielAcesse