Maria Preta e seus variados benefícios

Maria Preta e seus variados benefícios

 

Maria Preta e seus variados benefícios para a saúde

Maria Preta (Solanum sp) é uma planta encontrada em várias regiões brasileiras; sendo conhecida por vários nomes tais como maria-pretinha; erva-moura; erva-de-bicho; erva-de-mocó; guaraquinha; pimenta; pimenta-de-cachorro; pimenta-de-rato; pimenta-de-galinha e maria-milagrosa.

Conheça a Maria Preta

É uma planta pouco exigente em relação ao solo, pois adapta-se em qualquer lugar, mas fica mais viçosa em lugares úmidos, sem encharcamento e solos ricos em nutrientes. Propaga-se por suas sementes.

Propriedades Medicinais da Maria Preta

A planta é rica em propriedades medicinais tais como diuréticas, laxantes, anafrodisíaca, emoliente e elimina as toxinas e resíduos do organismo. Ela é muito utilizada na medicina popular, principalmente nos rincões das roças brasileiras, nos quais os remédios industrializados são de difíceis acesso.

Utilização da Maria Preta na Medicina Popular

A melhor forma de aproveitamento da planta é através da preparação de chás através das suas folhas pelos métodos de decocção, ou seja pelo cozimento em água fervente, por poucos minutos.

O chá é usado para aliviar nervosismo, cólicas, reumatismo, artrite, nevralgia, ferimentos, afecções das vias urinárias, espasmos na bexiga, dores musculares, no estômago, articulações e na coluna, psoríase, eczema, úlceras, contusões, hidropsia; além de ser um ótimo vermífugo natural.

Suas folhas podem ser usadas em forma de cataplasma para cicatrização de feridas, alívio das hemorroidas e queimaduras.

Seus frutos maduros podem ser usados na preparação de geleias. Era muito comum as crianças das roças matarem sua fome, com as frutinhas, encontradas no caminho de volta da escola.

Onde encontrar a planta?

Ela é encontrada em caminhos de roça, quintais, hortas, jardins e em meio à plantação de variadas culturas, pois ela é de crescimento fácil e de fácil cultivo. Atualmente há sites que comercializam vários tipos de plantas, mudas e sementes.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Maria Preta e seus variados benefícios

Boldo do Chile

Boldo-do-Chile (Vernonia condensata): equilibra o excesso de ego; possibilita posturas saudáveis em todas as situações da vida; limpa sofrimentos reprimidos; elimina automartírio e autorepressão; bloqueia a penetração de energias densas; equilibra o excesso de expansão de consciência.

Muito Além de uma Cura para Ressaca

Boldo do Chile é uma das mais conhecidas ervas do Brasil, embora devido ao seu sabor bem amargo, não é necessariamente uma das mais populares. Na metade do sul do Brasil, você pode encontrar um arbusto de boldo crescendo no quintal de quase qualquer casa rural ou suburbana. É uma planta saudável que é fácil de plantar e cultivar. E como os brasileiros gostam de festejar… é bom ter este remédio natural para ressaca por perto.

Boldo é nativo do Chile

Como o próprio nome sugere, o boldo é nativo do Chile. Os pastores na Cordilheira dos Andes perceberam que suas cabras não estavam sofrendo problemas de fígado ou intestino, já que tinham um dieta baseada em folhas de boldo. Então eles decidiram verificar isso e descobriram que a planta possui inúmeras propriedades medicinais. Mais tarde, os pesquisadores dos Estados Unidos, México, Brasil, Turquia e de países europeus chegaram às mesmas conclusões sobre a planta.

O boldo do chile demonstrou ter as seguintes qualidades:

Antissépticas
Diuréticas

Antibacterianas e antivirais.

Ela também ajuda a digestão e com os distúrbios do estômago, regula o ácido úrico, elimina o gás intestinal, reduz os níveis de açúcar no sangue e garante uma menstruação saudável (ela possui qualidades abortivas e não deve ser usada durante a gravidez).

Bem conhecida como a erva de ressaca, é usada por muitos na América do Sul depois de uma longa noite (você pode dizer Carnaval?). Ela age diretamente no fígado e no estômago, aliviando os sintomas mais desagradáveis ​​do álcool. Tomada diariamente, melhora substancialmente a pele e remove qualquer aspecto “cansado” do rosto.

A melhor maneira de tomar boldo do chile é esmagar algumas folhas recém-colhidas em um copo de água água, depois é só mexer e beber. É mais amarga e mais eficaz desta maneira.

 

Maria Preta e seus variados benefícios

Cadernos de Receitas
Propriedade medicinal da Artemísia

 

Radio Web Deus é FielAcesse