Nasa registra tempestade de poeira na maior lua de Saturno

NASA registra tempestade de poeira na maior lua de Saturno

Imagem conceitual mostra como seria uma tempestade de poeira formada sobre as dunas

NASA registra tempestade de poeira na maior lua de SaturnoFonte-msn

Titã já pode incluir um novo ponto na crescente lista de características que tornam a maior lua de Saturno particularmente semelhante à Terra. Um relatório publicado recentemente pela NASA descreveu uma tempestade de poeira identificada por autores de um estudo publicado na revista Nature Geoscience; a descoberta se baseou em dados coletados pela sonda Cassini.

Conforme acreditam os pesquisadores, grandes volumes de poeira são erguidos por fortes rajadas de vento que se formam durante tempestades de metano. Tais tempestades se formam sobre dunas que cobrem as regiões equatoriais da lua, especialmente durante o equinócio — período do ano em que o Sol está sobre o equador.

Segundo o estudo, Titã é o terceiro corpo pertencente ao Sistema Solar em que puderam ser observadas tempestades semelhantes; os outros dois são Marte e a Terra. Outras semelhanças encontradas entre a lua de Saturno e o nosso planeta incluem mudanças de estação e também a existência de “quantidades estáveis de líquido em superfície”, embora as reservas de Titã sejam constituídas basicamente por metano e etano em vez de água.

Titã é uma lua muito ativa”, afirmou o autor principal do estudo, Sebastien Rodriguez. “Nós já sabíamos sobre a sua geologia e sobre o ciclo exótico de hidrocarbonetos”, ele continua. “Agora podemos incluir uma nova analogia com a Terra e com Marte: os ciclos ativos de tempestades de poeira, durante os quais tempestades orgânicas podem se erguer de grandes campos de dunas presentes no equador de Titã.”

De acordo com a NASA, a forma apresentada pelas referidas tempestades também indica a instabilidade das camadas de areia localizadas abaixo da superfície deste satélite natural de Saturno. “As dunas gigantes que cobrem as regiões equatoriais estão ainda ativas e em movimento constante”, escreveu a agência.

Radio Web Deus é FielAcesse