O desmatamento agora pode ser monitorado por empresa de forma rápida e precisa em todo o mundo

O desmatamento agora pode ser monitorado por empresa de forma rápida e precisa em todo o mundo

Cargill, Golden Agri-Resources, Louis Dreyfus Company, Mondelez, Olam, Procter & Gamble e Unilever, entre mais de 80 grupos, já estão usando o GFW Pro para ver e evitar o desmatamento em suas cadeias de fornecimento

O mundo perdeu 12 milhões de hectares de floresta em 2018. Como quase 40% do desmatamento é gerado por commodities, isso representa grandes riscos legais e de reputação para as empresas e riscos materiais para os investidores. Então, por que é tão difícil para as empresas impedir o desmatamento? Commodities como óleo de palma, cacau, carne bovina e soja podem mudar de mãos dezenas de vezes, desde o momento em que são colhidas até chegarem a barras de chocolate, creme dental ou fórmulas para bebês, tornando o desmatamento um quebra-cabeças muito complexo. Hoje, finalmente é possível para uma empresa ou banco de qualquer tamanho analisar e gerenciar o risco de desmatamento usando o GFW Pro.

Liderada pela equipe Global Forest Watch do WRI-World Resources Institute, a GFW Pro (pro.globalforestwatch.org) é a plataforma global mais abrangente para rastrear o risco de desmatamento dentro das cadeias de suprimentos. Qualquer usuário pode carregar com segurança a localização das fazendas, unidades de produção ou todo um portfólio de investimentos e analisar os riscos usando dados de GFW como alertas de desmatamento quase em tempo real, incêndios, proximidade a parques nacionais e terras indígenas, florestas intactas e muito mais. Ao todo, o GFW Pro usa mais de 30 conjuntos de dados de parceiros como Google, Universidade de Maryland e muitos outros para determinar o risco de desmatamento e ajudar a priorizar ações.

O sistema pode ser aplicado a qualquer commodity agrícola, em qualquer lugar do mundo, desde óleo de palma e soja a cacau, carne bovina, açúcar, café, borracha, madeira e muito mais. O outro recurso exclusivo do GFW Pro é a capacidade de enviar milhares de locais de uma só vez. Os usuários podem compartilhar ideias com o gerenciamento e podem relatar o progresso ao longo do tempo para as partes interessadas externas.

“O GFW Pro não deixa ninguém para trás. Se esperamos alcançar cadeias de fornecimento de commodities transparentes e sustentáveis ??em uma escala verdadeiramente global, precisamos ter um sistema que seja acessível a atores globais, intermediários e atores locais ”, disse Luiz Amaral, Diretor de Soluções Globais para Commodities & Finance do WRI, que liderou o desenvolvimento do GFW Pro. “Além de ajudar as multinacionais, ele é projetado para equipar até mesmo os menores bancos, empresas comerciais e produtores agrícolas – que muitas vezes não têm recursos – com a capacidade de avaliar seus riscos, monitorar e relatar o progresso”.

Quase 80 empresas e organizações ajudaram a construir e testar o GFW Pro. Cargill, Golden Agri-Resources (GAR), Louis Dreyfus Company (LDC), Mondelez International, a Olam, Procter & Gamble Company (P & G) e Unilever são algumas das empresas que já usam o GFW Pro para rastrear commodities em milhares de sites. Instituições financeiras, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a bancos locais no Paraguai estão usando o site para avaliar empréstimos a agricultores e comerciantes. Outros usuários incluem associações, ONGs e organismos de certificação.

“O sistema GFW Pro foi desenvolvido para que qualquer empresa de commodities ou instituição financeira possa realizar análises complexas de dados geoespaciais, sem pessoal ou sistemas especializados”, disse Jane Lloyd, gerente de produto de Global Forest Watch Commodities and Finance do WRI, que liderou o desenvolvimento do GFW Pro. “Um sistema baseado na Web, publicamente disponível, que realiza esse tipo de análise acurada em tal escala é sem precedentes.”

O GFW Pro foi projetado em colaboração com os principais parceiros de tecnologia, dados, ONGs, provedores de serviços e do setor privado para atender às necessidades do setor. No longo prazo, as empresas que gerenciam florestas podem se beneficiar de um fornecimento mais seguro e sustentável de materiais, preservando os ecossistemas que tornam a agricultura mais produtiva.


CARGILL
A Cargill se comprometeu a eliminar o desmatamento de suas cadeias agrícolas. Com a ajuda do GFW Pro, a Cargill mapeou e avaliou a mudança da cobertura florestal em 77.145 fazendas de cacau cobrindo 188.065 hectares, estabelecendo uma linha de base que indica de onde vem o cacau, quais áreas podem estar em risco de desmatamento e como mitigar esse risco por meio de intervenções específicas.
“O GFW Pro ajuda a trazer a visão da Cargill de cadeias de fornecimento de cacau transparentes e rastreáveis ??à luz. Com este sistema, podemos colaborar diretamente com nossos parceiros para medir e monitorar o risco de desmatamento”.
-Taco Terheijden, Diretor de Sustentabilidade da Cargill Cocoa & Chocolate

GOLDEN AGRI-RESOURCES (GAR)
A equipe de sustentabilidade de cadeias de suprimentos GIS da GAR é responsável por analisar as informações espaciais de mais de 400 usinas que abastecem seis refinarias dentro das operações da GAR na Indonésia. Antes do GFW Pro, esse processo envolvia a criação de mapas individuais para cada uma das usinas das quais eles compram, sobrepondo a essas áreas outros mapas de importância e monitorando as mudanças no uso da terra pela sobreposição de imagens de satélites para detectar problemas manualmente.
“Como especialista em GIS trabalhando para a equipe de sustentabilidade da cadeia de suprimentos da GAR, minha equipe e eu temos a tarefa de analisar informações espaciais de mais de 400 usinas que abastecem as seis refinarias que a GAR opera na Indonésia. Com o GFW Pro, agora temos análise instantânea, gráficos interativos, acesso a tendências históricas e, o mais importante, um processo de monitoramento acelerado ”.
-Syarafina Yuliandri, Especialista em Cadeia de Suprimentos, GAR

BID INVEST
O BID Invest, membro do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é um banco multilateral de desenvolvimento comprometido em promover o desenvolvimento econômico de seus países membros na América Latina e no Caribe por meio do setor privado. O GFW Pro fornece uma ferramenta que ajuda a apoiar o monitoramento de investimentos confidenciais nos quais os riscos de desmatamento são uma preocupação. É tmbém um serviço de valor agregado chave na definição de abordagens estratégicas locais para melhorar o gerenciamento de terras, reunindo várias partes interessadas, incluindo bancos, empresas e associações de agronegócios e agências do setor público.
“Passar de um esforço de monitoramento baseado em documentos para o GFW Pro foi uma melhoria da noite para o dia. Agora, em apenas um instante com o GFW Pro, nossos clientes podem desbloquear respostas para perguntas que antes eram inacessíveis. Nossos bancos podem descobrir rapidamente se a fazenda de seu cliente está em boa situação legal ou potencialmente localizada em uma área de risco ou ilegal. ”
-Colin McKee, Diretor Líder Ambiental e Social, IDB Invest

Aliança ISEAL
A ISEAL Alliance é uma associação global de membros para padrões de sustentabilidade, cujos membros representam mais de 20% da participação combinada das mercadorias comercializadas para silvicultura, óleo de palma, cacau e café. Os membros participaram do período piloto do GFW Pro para ajudar a criar capacidade e identificar análises espaciais que poderiam melhorar o gerenciamento geral de riscos.
“Membros da ISEAL, incluindo Better Cotton Initiative, Bonsucro, Fairtrade International, Global Coffee Platform e Rainforest Alliance, usaram o GFW Pro para explorar como eles podem identificar melhor as áreas de risco de desmatamento e desenvolver estratégias de gerenciamento. A capacidade de simplesmente identificar áreas sensíveis, como áreas protegidas e florestas primárias, e receber alertas quando o desmatamento é reconhecido, é muito útil para a comunidade de padrões voluntários de sustentabilidade. ”
-Elizabeth Kennedy, Assessora Sênior de Impactos, Associação ISEAL

LOUIS DREYFUS COMPANY (LDC)
A LDC está usando ativamente o GFW Pro para mapear instalações de fornecimento de soja, definir linhas de base, compreender áreas de risco e priorizar ações em locais de alto risco.
“Conseguimos usar o GFW Pro junto com agricultores no Paraguai para ajudar na auditoria de esquemas de sustentabilidade para a produção de soja. Estamos constantemente atentos a alertas de desmatamento do GFW Pro e revisamos locais de alto risco a cada seis meses ”.
– Guy Hogge, Diretor Global, Sustentabilidade, LDC

MONDELEZ INTERNATIONAL
A Mondelez International foi um dos primeiros apoiadores do GFW Pro porque acredita no poder de uma ferramenta para convergir toda a indústria na luta contra o desmatamento em commodities. No óleo de palma, o GFW Pro ajuda a entender mais facilmente onde o desmatamento está ocorrendo, identificar se os fornecedores estão vinculados e tomar medidas para eliminar práticas ruins. No cacau, o GFW Pro será alavancado no programa global de sustentabilidade do cacau, Cocoa Life, e atualmente mapear mais de 90.000 fazendas para analisar a cobertura florestal, melhorar as decisões do programa e ajudar os agricultores a cultivar mais cacau em menos terras, compartilhando um versão interativa das fazendas mapeadas com o público em cocoalife.org.
“A luta contra o desmatamento ainda não está ganha, mas o GFW Pro nos dá na Mondelez International, e na verdade toda a indústria, um meio poderoso para lutar de forma mais inteligente, ver onde nossos esforços estão dando frutos e, claro, corrigir onde necessário. Continuamos a fortalecer nossa parceria com a GFW, trabalhamos junto com nossos parceiros para alavancar ainda mais a ferramenta em nossos negócios e defendemos a adoção generalizada do GFW Pro em todo o setor de commodities à medida que avançamos os limites na luta contra o desmatamento ”.
– Jonathan Horrell, diretor global de sustentabilidade, Mondelez International

OLAM
Em 2018, a Olam comprou dendê de apenas treze fornecedores diretos, mas a cadeia de suprimentos está mapeada para se conectar com mais de 1.200 usinas localizadas na Indonésia, Malásia, Brasil, Colômbia, Guatemala, PNG e Ilhas Salomão. Usando o GFW Pro, a Olam mapeou e inseriu mais de 1.000 locais para obtenção de palmeiras e identificou que metade da oferta estava em risco. Agora, eles usam a ferramenta para analisar os riscos de todos os locais mensalmente, publicar um painel de rastreabilidade trimestral e envolver os fornecedores diretamente no monitoramento da cadeia de fornecimento.
“A Olam está monitorando ativamente mais de 1.000 usinas de óleo de palma usando o GFW Pro, o que nos permitiu identificar aqueles que estão em alto risco e usar a análise para envolver e solicitar ações de nossos fornecedores diretos e indiretos. Monitorar ativamente com o GFW Pro significa que podemos resolver o problema antecipadamente e melhor cumprir os compromissos da Política de Óleo de Palma Sustentável da Olam.”
– Laila Wilfred, Gerente Assistente de Sustentabilidade na Olam International Limited

PROFOREST
O Proforest apoia empresas e governos a implementarem seus compromissos com a produção responsável e fornecimento de commodities agrícolas e produtos florestais. A Proforest usou o GFW Pro para fornecer uma avaliação de risco de desmatamento para as bases de fornecimento de óleo de palma dos clientes, mapeando e avaliando seu risco para mais de 1.800 locais e criando uma estratégia de priorização.
“Ao fornecer uma plataforma de avaliação de riscos à qual podemos nos referir regularmente, o sistema GFW Pro ajudou nossa equipe a padronizar a avaliação de riscos para simplificar as colaborações contínuas. O GFW Pro nos deu uma base confiável para engajamento e planejamento de estratégias responsáveis ??de fornecimento ”
– Claudio Ausili, Gerente de Dados, Proforest

PROCTER & GAMBLE (P & G)
Até hoje, a P & G usou o GFW Pro para mapear mais de 1.200 fábricas de óleo de palma. Os resultados mostraram que aproximadamente 7% das usinas de sua cadeia de suprimentos estavam localizadas em áreas de alto risco. O GFW Pro permitiu que a P & G priorizasse e informasse o envolvimento com a comunidade de múltiplas partes interessadas para fornecimento sustentável, entendendo que a maioria dessas usinas de alto risco eram usinas de terceiros usadas por seus fornecedores diretos.
“O GFW Pro nos permitiu renovar nossa estratégia e atualizar a política responsável de fornecimento de palma da P & G, emitida em janeiro de 2019. Agora estamos avaliando usinas para garantir que nossa gestão da cadeia de fornecimento seja priorizada e estamos lidando com áreas de risco atualizadas.”
– Kuan-Chun Lee, cientista principal em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, P & G

UNILEVER
Os analistas de fornecimento sustentável da Unilever têm usado a ferramenta GFW para avaliar os riscos em toda a cadeia de fornecimento de óleo de palma, que inclui mais de 1.600 usinas espalhadas por 19 países e quatro continentes.
“Ao comparar a análise de risco da usina com a Universal Mill List, a GFW Pro nos dá maior visibilidade das usinas em nossa cadeia de suprimentos. Crucialmente, também proporciona uma conscientização do desmatamento quase em tempo real com base em alertas por satélite, bem como uma indicação do risco futuro baseado em estoques de florestas primárias e áreas protegidas, que salvaguardam a biodiversidade globalmente importante e retêm grandes quantidades de carbono florestal ”.
– Petronella Meekers, chefe global de fornecimento sustentável, Unilever

 

O desmatamento agora pode ser monitorado por empresa de forma rápida e precisa em todo o mundo.

O desmatamento agora pode ser monitorado por empresa de forma rápida e precisa em todo o mundo.

Guardas florestais os heróis invisíveis da conservação da vida selvagem

Universo dos sabores-só receitas

Portal de Noticias

Portal evangélico de Noticias. As melhores noticias do Brasil e do mundo em tempo real. Musicas, eventos, esportes, diversão, ciências, medicina, saúde e tudo isso e muito mais pra você ficar informado dos acontecimentos.

Deixe uma resposta

Radio Web Deus é FielAcesse